Preocupada com o despreparo da cidade para enfrentar fortes chuvas, como as registradas no feriado da Consciência Negra, dia 20, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) alertou, na sessão desta segunda-feira (24), para a necessidade da prefeitura encaminhar à Câmara de Salvador um plano de contenção de encostas e drenagem de águas da chuva.
Segundo a líder da oposição, a frente fria já era esperada, anunciada pela previsão do tempo: “Não adianta só dizer que tocou o alarme e agradecer a Deus porque não morreu ninguém”. Ela chamou atenção para as consequências em diversos bairros, destacando o Arenoso, onde várias ruas ficaram alagadas, “devido à falta de drenagem prometida pelo prefeito e não executada”.
Além disso, Aladilce questiona o que tem sido feito pela prefeitura. E observa que este ano ainda será discutido e aprovado o Plano Plurianual – PPA de 2026 – 2029
“O que está sendo previsto no PPA para evitar os desabamentos, para prevenir alagamentos, para a rede de drenagem de toda a cidade? Alguém aqui sabe dizer por onde essa rede passa, como é que está o projeto de regularização fundiária que nós aprovamos? Porque essas medidas, essas políticas, sim, podem fazer a diferença em Salvador, uma cidade que tem uma geografia que não favorece, que dificulta, que não suporta esse volume de água e nós vamos continuar tendo esses eventos, porque as mudanças climáticas estão aí. Então, nós já sabemos de tudo isso, mas nós não vemos o Executivo se mexer para estabelecer as soluções”, reagiu a vereadora.
Foto Victor Queirós/Divulgação
