Em audiência pública promovida pelos fóruns Nacional e Estadual da Enfermagem, na manhã desta sexta-feira (29), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), defendeu a jornada de 30 horas para a categoria, prevista na PEC 19, que tem como relator o senador Fabiano Contarato (PT/ES), presente ao evento. Enfermeira e dirigente do Sindsaúde, ela apelou ao senador baiano Otto Alencar (PSD/BA), presidente da CCJ do Senado, para que coloque a matéria em votação.
Tanto ela quanto a deputada federal Alice Portugal (PCdoB/BA) vincularam a redução da carga horária da categoria à necessidade de fortalecimento do SUS e melhoria das condições de trabalho da enfermagem. “Se fizermos um recorte de gênero, as mulheres representam 85% da enfermagem, a maioria negras”, observou Aladilce.
Carta da Bahia
“Depois de tanta luta pelo piso salarial da enfermagem, agora nós temos esse instrumento que é a PEC-19, que atualiza a nossa luta, renova a nossa mobilização. E nós, reunidos nesta audiência aqui em Salvador, estamos lançando essa fase de mobilização pela aprovação da PEC, incluindo esse apelo ao senador Otto Alencar, à Comissão de Constituição e Justiça, na Carta da Bahia, para que paute a votação da nossa PEC da Enfermagem”, declarou.
Na audiência, que reuniu centenas de profissionais no auditório da UNEB, o senador Fabiano Contarato apoiou o movimento e se mostrou emocionado com o grau de mobilização da categoria. Ele foi presenteado com uma imagem da Nossa Senhora Desatadora de Nós e uma camiseta da Torcida LGBT do Esporte Clube Bahia.
Foto Victor Queirós/Divulgação