Enquanto mais de 500 profissionais de saúde concursados aguardam a convocação pela Secretaria Municipal da Saúde, a gestão optou por renovar contratos Reda já vencidos. Em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara de Salvador, nesta quarta-feira (6), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) registrou um apelo ao secretário da Saúde, Rodrigo Alves, e ao prefeito Bruno Reis: “Homologuem o concurso da área da Saúde, realizado em 2024, convocando os aprovados, porque é um direito deles. A lei exige isso e a população cobra um atendimento mais ágil e humanizado”.
A líder da Bancada da Oposição observa que o atendimento nas unidades da SMS segue precarizado por falta de pessoal e sobrecarga de trabalho. Entre os concursados estão médico, enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e farmacêuticos.
“A rede de saúde está com o laboratório e farmácias das unidades funcionando de maneira irregular, porque não têm farmacêuticos suficientes para fazer a assistência farmacêutica adequada. Então, são diversos profissionais que nós estamos precisando nos quadros da Secretaria e não se sabe até hoje o motivo do prefeito não convocar os concursados”, enfatiza Aladilce.
A prefeitura, segundo ela, optou por renovar até o final do ano os contratos REDA vencidos em junho. “Nós estivemos no Ministério Público e o promotor que acompanha o caso, apurando uma denúncia de irregularidade que teria acontecido durante o concurso, já liberou, indicando ao prefeito que homologue o processo. A Promotoria está atenta, cobrando também, porque nós sabemos da importância da renovação dos quadros de pessoal na área da saúde para qualificar o sistema”, ressaltou a vereadora, que é enfermeira, professora de Enfermagem da UFBA e dirigente do Sindsaúde.
Foto Victor Queiros/Divulgação