Aladilce apela pela contratação dos mais de 500 concursados da SMS

Você está visualizando atualmente Aladilce apela pela contratação dos mais de 500 concursados da SMS


Enquanto mais de 500 profissionais de saúde concursados aguardam a convocação pela Secretaria Municipal da Saúde, a gestão optou por renovar contratos Reda já vencidos. Em pronunciamento na sessão ordinária da Câmara de Salvador, nesta quarta-feira (6), a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) registrou um apelo ao secretário da Saúde, Rodrigo Alves, e ao prefeito Bruno Reis: “Homologuem o concurso da área da Saúde, realizado em 2024, convocando os aprovados, porque é um direito deles. A lei exige isso e a população cobra um atendimento mais ágil e humanizado”.

A líder da Bancada da Oposição observa que o atendimento nas unidades da SMS segue precarizado por falta de pessoal e sobrecarga de trabalho. Entre os concursados estão médico, enfermeiros, Técnicos de Enfermagem e farmacêuticos.

“A rede de saúde está com o laboratório e farmácias das unidades funcionando de maneira irregular, porque não têm farmacêuticos suficientes para fazer a assistência farmacêutica adequada. Então, são diversos profissionais que nós estamos precisando nos quadros da Secretaria e não se sabe até hoje o motivo do prefeito não convocar os concursados”, enfatiza Aladilce.

A prefeitura, segundo ela, optou por renovar até o final do ano os contratos REDA vencidos em junho. “Nós estivemos no Ministério Público e o promotor que acompanha o caso, apurando uma denúncia de irregularidade que teria  acontecido durante o concurso,  já liberou, indicando ao prefeito que homologue o processo. A Promotoria está atenta, cobrando também, porque nós sabemos da importância da renovação dos quadros de pessoal na área da saúde para qualificar o sistema”, ressaltou a vereadora, que é enfermeira, professora de Enfermagem da UFBA e dirigente do Sindsaúde.

Foto Victor Queiros/Divulgação

Compartilhe:

Deixe um comentário