Alessandra Nascimento e Adriano Villela
A Agência Estadual de Regulação (Agerba) afirmou em resposta ao Site Café com Informação que o sistema ferry-boat, gerido pela Internacional Travessias, oferta horários extras em dias com maior movimento na travessia com a Ilha de Itaparica. De acordo com o órgão estadual, a fim de minimizar o impacto do aumento da procura “quando necessários são disponibilizados horários de 30 min em 30 min”.
Pela manhã, o site publicou a matéria “Ferry-boat: um gargalo que se renova junto com o ano“, acerca da espera no retorno após o Réveillon em filas que chegaram a 1,5 quilômetro ou 4 horas de duração.
A Agerba explica que os meios para reduzir a espera são horários extras e aquisição de novas embarcações, tarefa do poder concedente, isto é o governo do Estado. “Encontra-se em andamento processo licitatório realizado pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) para aquisição de nova embarcação que irá compor o Sistema Ferry-Boat.”
Ainda segundo a agência, “a Agerba possui um polo de fiscalização que acompanha de perto o cumprimento do quadro de horário estabelecido para o Sistema Ferry-Boat, caso este seja descumprido são aplicadas notificações e autuações”. O órgão ainda não concluiu o balanço para informar se houve alguma penalidade neste período de final de ano.
Quanto ao modelo de hora marcada – que poderia reduzir as filas caso fosse adotado integralmente -, a agência estadual informou que não há estudo no órgão com mudanças neste quesito.
Foto: divulgação/Agerba
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