SIG se compromete a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2050

A SIG, líder no fornecimento de sistemas e soluções para embalagens cartonadas assépticas, recebeu aprovação para seu objetivo baseado em ciência Net-Zero em todo o grupo da iniciativa Science Based Targets (SBTi). A empresa se comprometeu a atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa (GEE) em toda a sua cadeia de valor até 2050 – o compromisso mais ambicioso disponível por meio do processo SBTi. Das mais de 2.000 empresas em todo o mundo com uma promessa pública de net-zero, a SIG está entre as primeiras 325 a ter sua meta validada pelo SBTi.

A empresa estabeleceu uma nova série de metas de redução de emissões com base científica de curto e longo prazo com o SBTi, comprometendo-se a atingir o net-zero – o ponto em que um equilíbrio é alcançado entre as emissões produzidas e as emissões retiradas da atmosfera – até 2050. Essas metas são significativamente mais ambiciosas do que as anteriores de redução de GEE da empresa, aprovadas pelo SBTi em 2018 e 2020. A medida faz com que a SIG olhe além de suas próprias operações e se comprometa com a descarbonização de toda a sua cadeia de valor, de acordo com a ciência climática.

Os novos compromissos de curto prazo da SIG para 2030 (usando 2020 como ano base) incluem:

• 42% de redução absoluta das emissões de GEE de escopo 1 e 2

• 100% de eletricidade renovável até 2030

• Redução de 51,6% das emissões de GEE do escopo 3 por litro embalado

 

As novas metas de longo prazo da SIG para 2050 incluem:

• 90% de redução absoluta das emissões de GEE de escopo 1 e 2

• Redução de 97% das emissões de GEE do escopo 3 por litro embalado

 

Para Samuel Sigrist, CEO da SIG: “A aprovação do nosso caminho Net-Zero pelo SBTi é uma conquista marcante que mostra nossa dedicação à descarbonização de nossas operações e cadeia de valor. Nossas novas metas são consideravelmente mais ousadas do que as anteriores de redução de GEE e foram bem recebidas por nossos stakeholders. Descarbonizar nossos negócios não será uma tarefa fácil, mas estamos entusiasmados em acelerar nossa jornada para o net-zero como uma das primeiras 325 empresas a receber a aprovação do SBTi”.

Cumprir as metas do Acordo de Paris e limitar o aquecimento global a 1,5°C requer emissões net-zero de carbono globalmente até 2050. O rígido processo de aprovação do SBTi ajuda a garantir que o SIG esteja usando uma estrutura robusta, clara e científica para contribuir com os esforços globais para mitigar os impactos das mudanças climáticas.

As principais maneiras pelas quais a SIG está reduzindo suas emissões operacionais (escopo 1 e 2) são seu compromisso de eletricidade 100% renovável e excelente programa de instalação solar no local, além de explorar fontes de energia de baixo carbono para reduzir as emissões diretas.

Os produtos da SIG têm um papel importante na redução de emissões em toda a cadeia de valor (escopo 3), devido à quantidade e tipos de matérias-primas utilizadas. No futuro, as prioridades da empresa são usar menos folha de alumínio em suas embalagens cartonadas assépticas, trabalhar com fornecedores para reduzir as emissões em toda a cadeia de suprimentos, melhorar ainda mais a eficiência energética com novas linhas de envase e aumentar a coleta e a reciclagem de embalagens usadas.

Foto catazul/Pixabay

Compartilhe: