Processos manuais atrasam modernização, diz especialista

Segundo especialista, a transformação digital não é apenas sobre atualização de sistemas, mas sobre trabalhar uma cultura tecnológica dentro da organização

Embora o mundo pareça cada vez mais tecnológico, empresas de médio e grande porte ainda enfrentam desafios com o volume de processos manuais, legado tecnológico e poucos recursos modernos e que oferecem soluções mais eficientes. É isso que afirma Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb. Mas, aquelas que querem inovar e chegar mais longe, quebrando as normas do mercado, precisam pensar em um processo de organização menos tradicional, apostando na transformação digital.

Estando à frente de uma empresa especializada, Gallafrio acompanha de perto a realidade de companhias que ainda não têm sincronicidade de informações por estarem presas a estratégias nada práticas. “Empresas de todos os portes podem se transformar digitalmente, porém uma coisa é fato: quanto maior o porte, maior o desafio. Muito disso, porque a transformação não fala apenas de sistemas, fala também de pessoas. A cultura tecnológica deve ser trabalhada para que todos entendam que as alternativas modernas chegam para somar. O mindset da liderança deve estar bem alinhado a esse propósito, já que será responsável para motivar e atuar na linha de frente, junto aos funcionários, com todas as modificações realizadas”, explica.

O executivo também ressalta que há burocracia envolvida na tomada de decisão, principalmente porque exige investimento de tempo e recursos para que a estratégia seja efetivamente aplicada. “O processo de transformação começa pelo planejamento, porque é preciso entender estrategicamente quais as iniciativas são prioritárias. As mudanças acontecem no RH, TI, Marketing e demais setores, mas cabe ao C-level definir as prioridades e para isso, precisa ter uma visão clara de como será o futuro digital da sua organização, levando em conta que a implementação dura entre 12 e 36 meses. Para isso, é fundamental contar com a ajuda de pessoas especializadas para um bom resultado”, complementa.

De acordo com Gallafrio, a transformação digital depende de um esforço contínuo, pois deve evoluir à medida das mudanças internas do próprio negócio. Sendo assim, é necessário traçar um plano, mas ter flexibilidade para pequenos ajustes no meio do caminho.

Foto Geralt/Pixabay

Compartilhe: