A Petrobras adiquiriu certificação internacional que assegura uso de 100% da energia elétrica renovável nas operações industriais e administrativas no Brasil.
A certificação I-REC (Renewable Energy Certificate) – atesta que a energia elétrica adquirida pela Petrobras com fornecedores externos é gerada por fontes renováveis (como energia hidrelétrica, eólica ou solar).
A prática está em sintonia com a indústria internacional no objetivo de neutralizar as emissões do chamado “escopo 2” que são as emissões do consumo de energia tiradas de um supridor externo. Essa prática foi adotada pela estatal desde 2022 e os certificados adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras: AES Brasil, CPFL Soluções e Cemig.
Além disso a Petrobras informou, por meio de nota, consomir energia elétrica gerada em suas próprias instalações (plataformas e refinarias). E as emissões de gases estufa são consideradas de “escopo 1”, as chamadas emissões diretas oriundas de operações da própria companhia.
“A neutralização de emissões do escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade”, disse o presidente da Petrobras Jean Paul Prates.
A nota diz ainda que “a certificação I-REC, é reconhecida internacionalmente, comprova que a energia utilizada por um determinado consumidor é de origem renovável, como hidrelétrica, eólica ou solar. Os certificados são de propriedade das empresas geradoras de energia e podem ser comercializados com os consumidores dessas empresas, interessados em assegurar a origem renovável da energia comprada”.
Programa Carbono Neutro
“Priorizamos a aquisição de energia renovável no ambiente de comercialização do mercado livre de energia, e agora demos um passo à frente garantindo, por meio dos certificados, que essa energia elétrica que usamos para consumo em nossas unidades industriais e administrativas é proveniente de fonte renovável”, explica o gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras, Álvaro Tupiassu.
Foto AES Brasil