Polo de Camaçari completa 45 anos se reinventando

Por Alessandra Nascimento Editora-chefe

Representando 22% do PIB baiano e gerador de 40 mil empregos diretos e indiretos, o Polo Industrial de Camaçari se transformou ao longo dos seus 45 anos de história.

O Polo segue como modelo atrativo, prova essa é a procura por espaços de instalação de empresas inglesas e italianas além do inicio da construção da unidade fabril da Unipar.

O Site Café com Informação ☕️ entrevistou hoje, 29 de junho, na data da fundação do Polo Industrial o superintendente, Mauro Guimarães Pereira.

Mauro Guimarães Pereira

Site Café com Informação: Nesses 45 anos do Polo uma série de mudanças ocorreram. Gostaria que você comentasse sobre isso.

Mauro Guimarães Pereira : A principal mudança foi o adensamento da cadeia produtiva, saindo de uma cadeia de produção essencialmente química/petroquímica para uma importante diversificação onde ganhou espaço Celulose Solúvel, Têxtil, Pneus, Energia Eólica, Bebidas, Metalurgia do Cobre, Fertilizantes, Serviços e há um otimismo em relação à retomada da produção automobilística, além, claro, do hidrogênio verde.

SCI: Como a revolução das startups e a indústria 5.0, estão impactando no polo?

MGP: Em Camaçari estão instaladas empresas líderes em seus segmentos, grandes corporações que participam da revolução das startups e a indústria 5.0, com elevado grau de atuação e performance, que chega a Camaçari, nos momentos estratégicos definidos pelo corporativo destas organizações multinacionais, estrangeiras ou brasileiras.

SCI: Gostaria de conversar sobre o Polo e seu caráter inovador.

MGP: Pela diversificação alcançada, o polo petroquímico se transformou em Polo Industrial de Camaçari, logo sua importância no contexto baiano e brasileiro recebe os impactos da economia global, onde os desafios e as oportunidades estão presentes no dia-a-dia.

SCI: Em números, qual a abrangência do Polo?

MGP: O Polo representa 22% do PIB da indústria de transformação da Bahia. Gera 40 mil empregos, sendo 10 mil diretos e 30 mil indiretos. Sobre Programas de Responsabilidade Socioambiental os aportes são superiores a R$ 18 milhões. São ações envolvendo área educacional, ambiental, dentre outras.

SCI: O polo tem alto poder de se inovar tecnologicamente. Comente um pouco sobre isso?

MGP: Quando um novo projeto chega ou uma expansão é efetivada, o estado da arte tecnológica está presente, em qualquer lugar do mundo. E, é o que acontece também em Camaçari, pois em uma economia global não faz sentido um novo investimento que não seja competitivo. Isto aconteceu no novo projeto da Basf e SNF/Flopam, nos recentes aumentos de capacidade da Deten Química; Continental Pneus; Bridgestone; Bracell; nas Eólicas, etc.

A Unigel e o hidrogênio verde em escala comercial, consolidam a posição brasileira e baiana na transição energética

SCI: Qual o potencial de atração do polo de Camaçari?

MGP: Existem empresas líderes em seus mercados presentes em Camaçari, na ponta tecnológica como é o caso da Oxiteno, Oleoquimica e EMCA, Bayer, além dos elevados investimentos mandatórios nas atualizações tecnológicas realizados nas Paradas Programadas, a exemplo da Braskem, Unigel, dentre outras.

SCI: A Unigel e a tecnologia de hidrogênio e amônia verde são exemplos da inovação presente no Polo.

MGP: A Unigel e o hidrogênio verde em escala comercial, consolidam a posição brasileira e baiana na transição energética, que hoje é atenção máxima da Europa. No caso da Bahia há que considerar ainda a grande disponibilidade de água, em Camaçari, e a disponibilidade de energia renovável oriunda da eólica e fotovoltaica (solar), fundamentais para o hidrogênio verde.

SCI: Qual a programação de ações para comemorar o aniversário do polo?

MGP: A definição adotada após os 40 anos do Polo, foi de programar eventos de comemoração do aniversário a cada 10 anos, portanto o próximo evento deverá ocorrer aos 50 Anos, ou seja, em junho de 2028. Mas quero destacar que o Polo continua atraindo as atenções de investidores, em especial menciono a atuação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – COFIC, com mais de 80 empresas associadas, fomentando oportunidades em negócios sustentáveis/verdes, geradores de emprego, renda e desenvolvimento econômico-social.

Foto Site Cofic

Compartilhe: