O vice-governador da Bahia e coordenador do Carnaval 2026, Geraldinho, participou nesta quarta-feira (11) da quinta edição do Sudesb Folia, realizada na Chácara Baluarte, no Santo Antônio Além do Carmo. O evento reuniu atletas, dirigentes, gestores, parlamentares e beneficiários de projetos sociais e amantes do esporte em um grande momento de confraternização que antecede oficialmente a folia momesca.
Promovido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), o encontro integrou a programação do Governo do Estado para o Carnaval e destacou o esporte como ferramenta de inclusão social, cidadania e fortalecimento de vínculos comunitários.
Durante o evento, Geraldinho ressaltou a importância da iniciativa para valorizar quem constrói o esporte baiano ao longo de todo o ano.
“O Governo da Bahia é o que mais investe em esporte no país e a Sudesb Folia é a festa do nosso esporte. É o momento de celebrar atletas, crianças, idosos, federações, projetos sociais e todos que fazem o esporte crescer no nosso estado. O Carnaval também é espaço de inclusão, solidariedade e reconhecimento de quem transforma vidas por meio do esporte”, afirmou.
A programação reuniu participantes de projetos como Natação em Rede, Esporte por Toda Parte, Estação Ginástica, Núcleos de Lutas e Combates, Capoeira, Projeto Pedal, Dragon Boat, Casa da Ginástica da Bahia, entre outros. O público diverso, que vai da iniciação esportiva à melhor idade, mostrou a capilaridade das políticas públicas estaduais na área.
Além da celebração, o bloco teve caráter solidário: para receber a camisa oficial, os participantes doaram um quilo de alimento não perecível, que será destinado à campanha Bahia Sem Fome.
Com apresentações de bandas carnavalescas e percussão, estrutura com acessibilidade, segurança, ambulância e distribuição de água, o Sudesb Folia reafirmou o compromisso do Governo do Estado em promover um Carnaval organizado, participativo e socialmente responsável. A iniciativa contou com a participação do secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, e do diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto.
Foto: Carlos Alberto/Divulgação
