A LATAM Airlines Brasil anuncia a expansão da Escola LATAM de Mecânicos para o seu Centro de Manutenção de Linha (CML) de Guarulhos, reforçando sua estratégia de investimento contínuo na formação técnica e no desenvolvimento de talentos para a aviação. A iniciativa amplia o programa iniciado com a primeira unidade da escola, inaugurada no LATAM MRO de São Carlos (SP), em dezembro de 2024.
Voltado à formação de profissionais em manutenção aeronáutica, o curso é o único no Brasil ministrado em um Centro de Instrução certificado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) dentro de uma companhia aérea, o que garante excelência técnica, alinhamento operacional e alta empregabilidade.
A expansão foi celebrada na última segunda-feira (26) com uma cerimônia de corte de fitas nas novas instalações do CML de Guarulhos, que contou com a presença de executivos da LATAM e dos alunos que iniciam as aulas na mesma semana, marcando simbolicamente uma nova etapa do programa.
“A Escola LATAM de Mecânicos nasceu no LATAM MRO de São Carlos como uma iniciativa estratégica para a formação de talentos técnicos. A expansão para o CML de Guarulhos representa a evolução natural do projeto, ampliando seu alcance e reforçando não apenas o desenvolvimento de profissionais para a companhia, mas também o nosso compromisso social e econômico com o crescimento do Brasil”, afirma Alexandre Peronti, diretor de Manutenção da LATAM Brasil.
Neste primeiro momento, as vagas da unidade de Guarulhos são destinadas exclusivamente a funcionários da companhia, ampliando as oportunidades internas de capacitação e desenvolvimento profissional. Em uma próxima fase, a LATAM prevê a abertura de vagas ao público externo, seguindo o mesmo modelo adotado na escola do LATAM MRO de São Carlos.
Oportunidades
Os resultados da Escola LATAM de Mecânicos já se traduzem em impacto concreto. Oito alunos que ingressaram no programa por meio de vagas abertas ao público externo no LATAM MRO de São Carlos foram contratados pela companhia, evidenciando o papel da escola como uma importante porta de entrada para a formação qualificada e a empregabilidade no setor aéreo.
“Minha trajetória profissional passou por diferentes áreas antes da aviação, experiências que me ensinaram disciplina, resiliência e o valor do trabalho bem feito. Foi no Aeroclube de Santa Catarina que tive meu primeiro contato com a manutenção aeronáutica. Ser aprovada na Escola de Mecânicos LATAM, entre mais de dois mil candidatos, confirmou que dedicação e vontade de aprender abrem portas. Sou profundamente grata à LATAM por investir em educação, inclusão e no futuro da aviação. Hoje, como colaboradora da companhia, quero inspirar outras meninas a acreditarem em si mesmas: o céu não é o limite, é apenas o começo”, conta Maria Luisa Prestes Espíndola, que ingressou na Escola LATAM de Mecânicos como aluna externa e hoje integra o time da LATAM Brasil como auxiliar técnica no LATAM MRO de São Carlos.
Washington Peixoto da Silva também ingressou na Escola LATAM de Mecânicos como aluno externo e hoje integra o time da LATAM Brasil como auxiliar técnico no LATAM MRO de São Carlos. “Sou do Rio de Janeiro e sempre tive curiosidade em entender como as coisas funcionam, interesse que me levou a uma trajetória profissional em diferentes áreas, incluindo o setor de petróleo e gás. Mas foi a paixão pela aviação que me motivou a buscar uma oportunidade na manutenção aeronáutica, que se tornou realidade por meio da Escola LATAM. Mudar para São Carlos, longe da família, foi um grande desafio, enfrentado com muito esforço, fé e o apoio fundamental dos meus pais. Hoje, contratado pela LATAM, tenho a oportunidade de aprender na prática, com profissionais experientes, atuando diretamente na manutenção das aeronaves da companhia. Fazer parte desta empresa representa a realização de um sonho e a certeza de estar sendo preparado com padrão internacional em um setor que cresce e demanda profissionais qualificados. Sou muito grato à LATAM por investir em educação e abrir caminhos para quem acredita, se dedica e não desiste.”
CML de Guarulhos
Com 65 mil m² de área construída e mais de 500 funcionários especializados, o CML é o maior Centro de Manutenção de Linha do Grupo LATAM. O espaço reúne também nove oficinas especializadas — usinagem, estruturas aeronáuticas, pintura, motores, interiores, baterias, cilindros de oxigênio, rodas e kits — e garante agilidade, eficiência e confiabilidade para mais de 200 voos diários operados pela companhia no aeroporto de Guarulhos, com conexões para mais de 50 destinos domésticos e 20 internacionais.
A ESCOLA LATAM
A Escola LATAM oferece o Curso Básico de Manutenção de Aeronaves e o Curso Complementar de Especialidades (Célula, Grupo Motopropulsor ou Aviônicos). Cada módulo tem duração de nove meses. As disciplinas técnicas são ministradas por especialistas da LATAM, enquanto matérias como Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais contam com professores externos.
Inaugurada em dezembro de 2024, a Escola LATAM iniciou suas atividades com uma turma de 70 funcionários bolsistas, que receberam bolsas de 75% do valor do curso. Em agosto de 2025, a companhia anunciou a abertura da segunda turma, com vagas também para o público externo. Ao todo, foram selecionados 75 alunos, sendo 40% mulheres, reforçando o compromisso da LATAM com a diversidade, inclusão e desenvolvimento sustentável da aviação no Brasil.
Foto Divulgação LATAM
