Appian Capital Brazil anuncia exportação de mais de 121 mil toneladas de níquel e encerra 2025 com maior volume vendido na história

Você está visualizando atualmente Appian Capital Brazil anuncia exportação de mais de 121 mil toneladas de níquel e encerra 2025 com maior volume vendido na história

A Appian Capital Brazil, fundo de investimento privado especializado em mineração, alcança novo recorde de envio e exporta, em 2025, mais de 121 mil toneladas de metais verdes para três continentes por meio da Atlantic Nickel, ativo do grupo produtor de níquel sulfetado. A produção e exportação representam maior oferta de minérios-base para o mercado de transição energética, tornando o grupo um fomentador desse movimento global.

“Nos últimos meses, seguimos com sólido compromisso de crescimento. Os resultados refletem o nosso cuidado com o mercado e com os negócios. Por meio de uma gestão eficiente, aliamos segurança com alta performance, sem renunciar ao comprometimento com o meio ambiente, colaboradores e comunidades no entorno das nossas operações”, afirma Milson Mundim, Country Manager da Appian Capital Brazil.

Desde o início das exportações em 2020 sob a gestão Appian, foram embarcadas mais de 632 mil toneladas (dmt) do minério para a Canadá, China e Finlândia. Com seis anos de atuação no mercado brasileiro, a performance é resultado do aprimoramento contínuo das boas práticas de segurança nas operações da companhia, aliado ao compromisso com proteção das comunidades no entorno. O grupo de origem britânica investe na cultura preventiva de acidentes, no bem-estar e integridade física de seus empregados e contratados com uma gestão de mineração inteligente, associado ao cuidado com as pessoas.

Atlantic Nickel: Performance e recorde de exportação

A Atlantic Nickel, única produtora de níquel sulfetado do Brasil, realizou em 2025, 12 embarques do minério com carga de 121 mil toneladas (dmt) de concentrado de níquel sulfetado, 6% superior se comparado a 2024. Os navios seguiram do Porto de Ilhéus (BA) para o América do Norte, Europa e Ásia.

Desde outubro de 2019, a companhia mantém o compromisso com desenvolvimento sustentável, sem perder de vista o propósito de atingir seu potencial máximo de produção. Em seis de anos de operação, a empresa alcançou a marca de mais de 632 mil toneladas secas (dmt) exportadas.

Descarbonização: Compromisso com meio ambiente

Transformar e desenvolver as regiões onde atua, aliado a um sólido compromisso com a sustentabilidade e ecossistema. “Nosso modelo de negócio dedica-se em implementar e aprimorar boas práticas para uma mineração cada vez mais sustentável. Apesar dos desafios que envolvem diversas áreas e fatores, estamos comprometidos com nossos embarques otimizados e envio de um produto de qualidade para nossos clientes”, explica Tony Lima, diretor de operações (Chief Operations Officer) da Appian Capital Brazil.

Sobre a Appian Capital Brazil

A Appian Capital Brazil, fundo de investimentos privados especializado em mineração e metalurgia, é a representante no país do grupo Appian Capital Advisory. Fundada em 2011 em Londres com investimentos em diversos países, a empresa é referência no setor, com seu modelo diferenciado de mineração inteligente, respeitando o meio ambiente, trabalhando de forma integrada com as comunidades onde atua e apoiando o desenvolvimento destas regiões. Com seis anos de atuação no mercado brasileiro e presente em três estados: Minas Gerais, Bahia e Alagoas, o fundo se estabeleceu no país em 2018. Atualmente, o grupo possui três ativos no país: Atlantic Nickel, Graphcoa, e Mineração Vale Verde, além da subsidiária Omnigen Energy.

Com sólido compromisso e missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável, o grupo trabalha alinhada às melhores práticas ESG. Transformando regiões onde atua, aliado à Integração Social, o grupo Appian tem como prioridade o profundo respeito com as pessoas e com a segurança nas operações.

Foto OleksandrPidvalnyi/Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário