A Azul Conecta, subsidiária da Azul voltada para a aviação regional e de negócios, fechou um balanço de suas atividades no ano de 2025 com a marca de 350 mil Clientes transportados desde o início de suas operações, em 2020. Só este ano, foram 55 mil Clientes a bordo de suas aeronaves, o que reforça o papel estratégico da aviação regional no Brasil.
Entre as rotas mais movimentadas em número de Clientes em 2025, a liderança ficou com a ligação entre Confins (MG)–Jacarepaguá (RJ), seguida por Campinas (SP)–Jacarepaguá (RJ) na segunda colocação, o que evidencia a relevância do Aeroporto de Jacarepaguá para a Azul Conecta. No top 5, ficaram ainda as rotas Cuiabá (MT)–Aripuanã (MT), Manaus (AM)–Coari (AM) e Belém (PA)–Breves (PA), nessa ordem.
Os dados deste ano também revelaram outras curiosidades. O voo mais curto, realizado pela Azul Conecta, foi a ligação entre os aeroportos mineiros de Confins e Divinópolis, com duração prevista de 45 minutos. O voo mais longo foi entre os aeroportos mato-grossenses Cuiabá e Aripuanã, com tempo previsto de 2h55. Já o destino da Azul Conecta que mais levou Clientes com pacotes comprados na Azul Viagens, operadora de Turismo da Azul, foi Divinópolis (MG).
Com uma frota de aeronaves Cessna Grand Caravan, que comportam até nove passageiros, a Azul Conecta é a maior operadora mundial do modelo em número de horas voadas. A empresa completou 5 anos no mês de agosto e tem como o atual diretor-presidente, Vitor Silva, que é piloto privado e tem uma trajetória longa na Companhia com uma experiência de 14 anos.
“A perspectiva atual para a aviação regional em 2026 é bastante positiva. O Brasil já é o segundo maior mercado global de aviação executiva, com uma demanda crescente em regiões sem aviação regular. Com isso, buscamos ampliar nossa atuação com maior autonomia comercial e oferta de serviços a diferentes Clientes, além do objetivo de expandir o nosso portfólio que inclui operações regionais, consultoria e manutenção aeronáutica”, disse Vitor Silva.
Em 2025, a Azul Conecta assinou contratos de licitação com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia para a prestação de serviços de manutenção da aeronave Cessna C208B Grand Caravan.
Este ano, a empresa também passou a fazer parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Azul e a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para ampliar a eficiência nos processos de certificação de Examinadores Credenciados Seniores. A parceria prevê a troca de conhecimentos entre pilotos para fortalecer o aperfeiçoamento técnico-operacional.
Atualmente, Azul Conecta opera voos para 46 destinos, com uma frota de 25 aeronaves Cessna Grand Caravan. Somente no primeiro semestre de 2025, foram realizados mais de 7,2 mil voos, com 31,3 mil Clientes transportados entre todas as regiões do país, promovendo conexão com muitos lugares em que o único acesso seria por via fluvial, e consolidando a Conecta como um verdadeiro motor da aviação regional no país.
Foto Divulgação
