A CAIXA recebeu o Prêmio Nacional de Transparência Pública do Tribunal de Contas da União (TCU), na categoria Diamante, premiação máxima. A entrega aconteceu nesta terça-feira (9), na sede do Tribunal, em Brasília.
A premiação reconhece órgãos e instituições públicas que se destacam na ampliação do acesso à informação e na promoção da transparência. Idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, o prêmio valoriza práticas que garantem aos cidadãos acesso a informações essenciais sobre a administração pública, como dados orçamentários e financeiros, e incentiva a clareza na apresentação e a usabilidade dos portais institucionais. As organizações foram reconhecidas nos níveis Diamante, Ouro e Prata, conforme o desempenho.
Luiz Felipe de Andrade, diretor de Finanças e Relações com Investidores da CAIXA, ressaltou que a premiação reconhece as iniciativas do banco para aprimorar a transparência e a qualidade das informações prestadas à sociedade. “Esse prêmio reafirma, demonstra e reconhece o compromisso de toda a administração do banco em relação à transparência”, disse Andrade.
Já Ítalo Figueiredo, auditor-chefe da unidade de auditoria especializada em contratações públicas do TCU, declarou que o prêmio surgiu para reconhecer as organizações da administração pública federal que primam pela transparência. “Dentre as 54 organizações avaliadas, a CAIXA recebeu a premiação máxima, e isso indica uma preocupação do banco com a cultura da transparência. Apenas 14 organizações que atingiram os níveis de excelência em transparência pública receberam o selo Diamante e, agora, o desafio para o banco é manter esse resultado”, afirmou.
Informações Caixa /Ascom TCU
Foto: Bel Daher/Caixa
