A expectativa da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) é de que no verão 2025/2026 mais de 10 milhões de visitantes circulem pela Bahia, superando o recorde de 9,4 milhões da alta temporada 2024/2025. No verão que se aproxima, a malha aérea estadual vai operar com 1,6 milhão de assentos, em voos nacionais e internacionais, 220 mil a mais do que na alta temporada anterior. Os dados foram divulgados, na quarta-feira (3), no Salvador Bahia Airport (Rede Vinci), em São Cristóvão, durante o lançamento das operações do terminal para a estação mais esperada do ano. O ritmo do afoxé, baianas típicas e um mini trio elétrico animaram o evento.
Segundo a Setur-BA, a Bahia está pronta para um novo boom de turistas, após o trabalho do Governo do Estado em infraestrutura, promoção do destino, qualificação dos serviços e captação de voos, com a contribuição de parceiros. As novidades são a retomada do voo da Copa Airlines, ligando a Cidade do Panamá (América Central) a Salvador; e o novo voo da Flybond entre Buenos Aires (Argentina) e a capital baiana. Eles se somam às outras linhas partindo de Buenos Aires, Montevidéo (Uruguai), Santiago (Chile), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França). Nas rotas nacionais, as companhias de aviação abriram centenas de linhas extras para destinos baianos. Já na malha aérea regional, a Gol abriu voos diários entre Salvador e Porto Seguro; e a Abaeté disponibilizou mais de 500 voos extras da capital para Morro de São Paulo e Boipeba (Cairu).
“O Governo do Estado preparou as 13 zonas turísticas baianas para mais um novo recorde histórico no verão 2025/2026, em continuidade ao trabalho que colocou a Bahia na liderança do turismo nacional e também como líder na entrada dos estrangeiros que procuram o Nordeste. O turismo é um vetor de desenvolvimento socioeconômico, e, por isso, não medimos esforços para avançarmos ainda mais, tendo na Vinci uma grande parceira”, ressaltou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar.
“Estamos com muita expectativa para a volta do voo do Panamá, que nos conectará a um grande hub internacional, interligando a Bahia a 80 cidades na América do Norte, América Central e Caribe. É a maior alta temporada, desde que assumimos a concessão do Aeroporto de Salvador, em 2018”, destacou o CEO da Vinci Airports no Brasil, Julio Ribas.
“Em média, serão 33 mil assentos diários, e no dia 2 de janeiro teremos a maior movimentação, com 36 mil assentos em 218 voos nacionais e internacionais, no terminal da capital baiana”, completou a diretora Comercial da Vinci no Brasil, Julia Orrico.
Foto Tatiana Azeviche Ascom SeturBA
