Estudantes de Camaçari apresentam projeto de irrigação com robótica sustentável

Você está visualizando atualmente Estudantes de Camaçari apresentam projeto de irrigação com robótica sustentável

Um sistema automatizado de irrigação para hortas. Esse foi o experimento desenvolvido por participantes da Oficina de Robótica Educativa e Sustentável realizada pela Associação Paulo Tonucci (APITO) e patrocinada pelo Edital Braskem – Projetos que transformam. A iniciativa foi um dos destaques da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as Crianças e Adolescentes”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari.

A exposição reuniu cerca de 60 jovens de 12 a 18 anos, especialmente estudantes da rede pública de ensino, que participaram da Oficina de Robótica ao longo do ano. Nas atividades, eles vivenciaram experiências que combinam ciência, sustentabilidade e criatividade, aprendendo na prática sobre montagem de estruturas, programação básica, reaproveitamento de materiais, automação e trabalho em equipe. Além de desenvolver habilidades técnicas, o projeto incentiva o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a confiança dos participantes em seus próprios potenciais.

Para Liliane Cavalcante, representante da APITO, o projeto sintetiza esse compromisso da instituição fundada em 1999. “O projeto é uma iniciativa que amplia horizontes e fortalece a garantia de direitos da infância e juventude. Ao longo do ano, eles participaram de rodas de conversa, seminários, intercâmbios culturais, atendimentos psicológicos em grupo, olimpíadas e diversas atividades formativas, ampliando horizontes e fortalecendo vínculos”, ressalta.

Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, apoiar a iniciativa é investir em oportunidades concretas de transformação. “Quando uma criança monta um robô, testa uma ideia e vê que ela funciona, não está apenas aprendendo tecnologia, está descobrindo que é capaz de criar soluções inovadoras para o mundo. É isso que a Oficina de Robótica proporciona, ao contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, ao mesmo tempo em que fortalece direitos, autoestima e perspectivas de vida das crianças e adolescentes atendidos pela APITO”, destacou.

Foto: Amanda Santos / Divulgação APITO

Compartilhe:

Deixe um comentário