Um sistema automatizado de irrigação para hortas. Esse foi o experimento desenvolvido por participantes da Oficina de Robótica Educativa e Sustentável realizada pela Associação Paulo Tonucci (APITO) e patrocinada pelo Edital Braskem – Projetos que transformam. A iniciativa foi um dos destaques da Mostra Pedagógica “Educação com Arte: Direitos de Todas as Crianças e Adolescentes”, realizada na tarde desta segunda-feira (1º), no foyer do Teatro Cidade do Saber, em Camaçari.
A exposição reuniu cerca de 60 jovens de 12 a 18 anos, especialmente estudantes da rede pública de ensino, que participaram da Oficina de Robótica ao longo do ano. Nas atividades, eles vivenciaram experiências que combinam ciência, sustentabilidade e criatividade, aprendendo na prática sobre montagem de estruturas, programação básica, reaproveitamento de materiais, automação e trabalho em equipe. Além de desenvolver habilidades técnicas, o projeto incentiva o pensamento crítico, o protagonismo juvenil e a confiança dos participantes em seus próprios potenciais.
Para Liliane Cavalcante, representante da APITO, o projeto sintetiza esse compromisso da instituição fundada em 1999. “O projeto é uma iniciativa que amplia horizontes e fortalece a garantia de direitos da infância e juventude. Ao longo do ano, eles participaram de rodas de conversa, seminários, intercâmbios culturais, atendimentos psicológicos em grupo, olimpíadas e diversas atividades formativas, ampliando horizontes e fortalecendo vínculos”, ressalta.
Para Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, apoiar a iniciativa é investir em oportunidades concretas de transformação. “Quando uma criança monta um robô, testa uma ideia e vê que ela funciona, não está apenas aprendendo tecnologia, está descobrindo que é capaz de criar soluções inovadoras para o mundo. É isso que a Oficina de Robótica proporciona, ao contribuir para o desenvolvimento de competências essenciais para o futuro, ao mesmo tempo em que fortalece direitos, autoestima e perspectivas de vida das crianças e adolescentes atendidos pela APITO”, destacou.
Foto: Amanda Santos / Divulgação APITO
