A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) realizam, no dia 3 de dezembro, às 14h, o seminário de lançamento do livro Planejamento e Desenvolvimento: tempos, escalas e perspectivas para a Bahia. A publicação celebra duas datas emblemáticas: os 70 anos da criação da Comissão de Planejamento Econômico (CPE) e os 30 anos de atuação institucional da SEI. O evento reunirá pesquisadores, gestores públicos e referências nacionais na área, no auditório Milton Santos (Seplan, 2ª av., nº 250, CAB, Salvador).
A abertura institucional será feita pelo Secretário do Planejamento (Seplan), Cláudio Peixoto, o diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, e Antônio Alberto Valença, assessor especial da Seplan e um dos autores do livro. Em seguida, será realizada a primeira mesa de debate, Tempos e escalas do planejamento e a questão do desenvolvimento, com a professora Tania Bacelar (Ceplan) e o professor Carlos Brandão (UFRJ), com o debatedor Ranieri Muricy Barreto (Seplan), sob mediação de Patricia Chame Dias (SEI), uma das organizadoras do livro.
Às 16h, o seminário segue com a mesa Rômulo Almeida, o construtor de sonhos, em homenagem ao economista baiano que marcou a história do planejamento público no país. Participam da discussão o professor Alexandre de Freitas Barbosa (USP) e o jornalista Eduardo Almeida (Fundação Maurício Grabois), com mediação de Francisco Baqueiro Vidal (SEI), também organizador da obra.
O lançamento oficial do livro ocorre às 17h, seguido de coquetel. A obra reúne análises que revisitam o passado, discutem o papel do Estado no desenvolvimento e propõem reflexões sobre o futuro do planejamento em um cenário de profundas transformações.
O encontro convida a refletir sobre caminhos, desafios e possíveis reinvenções do planejamento público, um debate essencial para compreender a trajetória e projetar os próximos passos do desenvolvimento baiano.
Foto do livro: Luzia Luna/SEI
