Depois de quase três meses de iniciada a disputa da vaga de desembargador(a) ao Quinto Constitucional da Advocacia do Tribunal Regional do Trabalho da Quinta Região (TRT5), a advogada e professora de Direito do Trabalho e Direitos Humanos, Christianne Gurgel, continua entre os mais votados. Nesta segunda-feira (24), os desembargadores deram 18 votos à jurista, entre 21 desembargadores votantes, passando-a para a última fase da disputa. A sessão aconteceu na Sede Administrativa, do TRT5, em Nazaré, na capital baiana.
Com mais de 30 anos de atuação na Justiça do Trabalho, 25 anos de docência e mestrado em Direito do Trabalho pela PUC/SP, Christianne construiu uma trajetória sólida e reconhecida na defesa dos direitos humanos e sociais. Foi vice-presidente da OAB-BA, presidiu a Comissão de Direitos Humanos da instituição e atualmente lidera a mesma pauta no Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).
Chris Gurgel tem um histórico de atuação em causas sociais e trabalhistas importantes. Sempre em favor dos direitos sociais e humanos na Bahia e no Brasil, atuou em causas de relevância internacional, como no caso da explosão da fábrica de fogos de Santo Antônio de Jesus. Na época, a advogada presidia a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA) e trabalhou junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA), culminando na condenação do Estado brasileiro pelas mortes.
Em sua trajetória, além do rigor técnico, destaca-se pela defesa de igualdade de gênero e o combate veemente ao racismo. Tanto no IAB, quanto na Universidade Católica do Salvador (UCSal), onde dá aulas, lidera projetos de pesquisa sobre o movimento sindical na Bahia, além de discriminação de gênero e raça no mercado de trabalho.
Quando a temática é gênero, ocupa ainda a posição de conselheira na Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ-BA), na qual defende a luta pela valorização da mulher advogada e pela igualdade de gênero e raça no meio jurídico. Recentemente, posicionou-se sobre o decreto legislativo nº 89/2023, que, caso aprovado, pode comprometer julgamentos de conflitos envolvendo mulheres. Apoiadora da Marcha Mundial das Mulheres, busca se manter atenta aos posicionamentos da Frente Nacional.
Advogada somente na área trabalhista e ligada ao movimento sindical, Chris Gurgel é conhecida ainda pelo seu caráter humanista e vem se posicionando, historicamente, sobre diversas temáticas em defesa do Estado Democrático de Direito, como o repúdio público aos atentados golpistas do dia 08 de janeiro de 2023.
Além de Christianne Gurgel, também passaram para lista tríplice Mirela Possídio e Marcos Flávio Rhem. Agora, essa lista segue para apreciação e decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Foto Divulgação
