Mais de 70% das empresas brasileiras ampliam uso de IA em chatbots, e-commerce e prospecção de clientes

Você está visualizando atualmente Mais de 70% das empresas brasileiras ampliam uso de IA em chatbots, e-commerce e prospecção de clientes

A inteligência artificial vem se consolidando como ferramenta estratégica para empresas no Brasil, com destaque para aplicações em chatbots, monitoramento de e-commerce e prospecção de clientes. A Firecrawl, startup especializada em estruturar dados da internet para alimentar sistemas de inteligência artificial (IA), realizou uma pesquisa com sua base de clientes no país. O levantamento reflete o uso real de mais de mil empresas brasileiras, dentro de um universo global de 8 mil companhias atendidas pela plataforma.

A pesquisa revelou que os três usos mais comuns de IA no Brasil concentram mais de 70% da aplicação prática da tecnologia. São elas: Bases de conhecimento e assistentes virtuais lideram com 28%, usados para criar chatbots que respondem em tempo real a consumidores e colaboradores. Em seguida, aparecem o monitoramento de produtos em marketplaces e e-commerces (25%), aplicado na análise de concorrência e atualização de catálogos, e a prospecção e o enriquecimento de leads (21%), voltados a acelerar processos comerciais e reduzir custos de aquisição.

“Estamos vendo uma adoção muito rápida no Brasil porque a comunidade de desenvolvedores é ativa e as empresas locais têm buscado eficiência com dados confiáveis. Os casos de uso vão de chatbots a monitoramento de produtos, e refletem uma maturidade crescente no mercado de IA brasileiro”, afirma Nicolas Silberstein Camara, cofundador e CTO da Firecrawl.

Além desses três principais, o estudo identificou usos emergentes de IA em pesquisa de mercado, SEO, monitoramento de sites regulatórios e geração de conteúdo automatizado. No Brasil, setores como marketplaces, agências de marketing digital, SaaS B2B e empresas reguladas estão entre os que mais têm adotado a tecnologia.

A Firecrawl é uma plataforma open source que funciona como API de coleta e organização de informações disponíveis na internet. Sua tecnologia transforma páginas desestruturadas em dados legíveis por sistemas de IA, permitindo aplicações em chatbots, automação de processos, análise de concorrência e pesquisas em larga escala.

“As startups e empresas B2B têm procurado o Firecrawl para automatizar a identificação de companhias, contatos e informações públicas online, acelerando processos comerciais e reduzindo custos de aquisição. Assim, as empresas podem se dedicar ao que realmente importa: a análise de todos os dados captados pela nossa tecnologia”, complementa Nicolas Silberstein Camara.

Em agosto, a Firecrawl anunciou a captação de R$ 81 milhões em rodada Série A, liderada pela Nexus Venture Partners e com participação da Y Combinator e de investidores estratégicos como Tobias Lütke, CEO da Shopify. O aporte tem como objetivo acelerar a expansão no Brasil, aprimorar tecnologias proprietárias e ampliar a presença da startup em mercados globais.

Foto Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário