Em julho, o volume de serviços na Bahia, na comparação com junho, registrou estabilidade (0,2%), segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada com análise da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). O estado acompanhou o mesmo comportamento que a média nacional (0,3%). Esse resultado foi impactado pelas oscilações da movimentação de pessoas em relação ao consumo dos serviços que compõe o setor, motivado pela instabilidade dos preços, refletindo também na confiança empresarial.
Na comparação com julho de 2024, o setor caiu 2,6%. Esse resultado foi inferior à média nacional (2,8%). Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para as atividades de Serviços prestados às famílias (-7,4%), seguida por Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,9%) e Serviços de informação e comunicação (-2,0%). Por outro lado, as contribuições positivas vieram de Serviços profissionais, administrativos e complementares (2,2%), que contabilizou a variação positiva mais expressiva, seguida pela atividade de Outros serviços (0,6%),
Na comparação com o acumulado de janeiro a julho de 2024, o setor retraiu 0,2%. Esse resultado foi inferior à média nacional (2,6%). Duas das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para baixo, com destaque para as atividades de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-3,0%), seguida pela atividade de Serviços de informação e comunicação (-0,1%). Por outro lado, as contribuições positivas vieram de Outros serviços (9,8%), que contabilizou a variação positiva mais expressiva, seguida pela atividade de Serviços profissionais, administrativos e complementares (3,4%), depois Serviços prestados às famílias (0,1%).
Na comparação com o acumulado dos últimos doze meses ano, o setor expandiu 0,6%. Esse resultado foi inferior à média nacional (2,9%). Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços baiano para cima, com destaque para as atividades de Outros serviços (6,5%), que apontou a mais expressiva variação positiva, seguida por Serviços prestados às famílias (3,2%), depois Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%). Em sentido oposto, Serviços de informação e comunicação (-0,3%) e Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (-0,2%) retraíram.
Atividades turísticas caíram 2,1% em julho
Em julho de 2025, o índice de atividades turísticas no Brasil apontou queda de 0,7% frente a junho. Em termos regionais, 10 dos 17 locais pesquisados tiveram retração. Nessa comparação, a Bahia acompanhou o mesmo comportamento da média nacional e caiu 2,1%, mantendo a tendência de retração do mês de junho (-1,0%).
Quando comparado com o mês de julho do ano anterior, o Brasil apresentou expansão de 3,3% e manteve a expansão contabilizada em junho (4,2%). Em termos regionais, 11 dos 17 locais pesquisados mostraram ampliação nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia seguiu o comportamento da média nacional e expandiu 3,4%, mantendo a expansão contabilizada em junho (1,9%). O estado apontou a nona posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.
Na comparação com o acumulado entre janeiro e julho de 2024, o Brasil apresentou expansão de 6,1%. Em termos regionais, 14 dos 17 locais pesquisados mostraram avanço nos serviços voltados ao turismo. Nessa comparação, a Bahia cresceu 8,4%. O estado apontou a quarta posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.
No acumulado dos últimos 12 meses, frente a igual período do ano anterior, o Brasil ampliou 6,2%. Em termos regionais, 14 dos 17 locais investigados também registraram taxas positivas. Nessa comparação, a Bahia cresceu 8,6% e manteve a expansão (8,4%) contabilizado em junho. O estado apontou a terceira posição entre os locais investigados, e superior à média nacional.
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