Em reunião com comerciantes, moradores e amigos da Avenida Baixa dos Sapateiros, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB) ouviu sugestões para revitalizar a área comercial que já foi uma das mais movimentadas do Centro Histórico de Salvador. Famosa por ter inspirado Ary Barroso a compor a segunda música mais regravada do Brasil, Na Baixa do Sapateiro, a via está “em situação crítica, precisando de atenção dos poderes públicos”, como definiu o produtor cultural e morador Geraldo Badá, referindo-se à grande quantidade de lojas fechadas, falta de segurança e de transporte coletivo e iluminação deficiente.
Entre as propostas apontadas pelo jornalista James Martins, a apresentação de um projeto prevendo incentivos e créditos específicos para investidores na área; a atração de eventos, como o Dia do Samba, comemorado em 2 de dezembro; a diversificação das atividades econômicas; e a implantação do busto de Ary Barroso no Mercado de São Miguel, já prevista em lei desde a década de 60, para incentivar a vocação cultural da Baixa dos Sapateiros, patrimônio histórico tombado pela Unesco.
Audiência pública
Aladilce relembrou outras reuniões que participou com defensores da revitalização da área e apoiou a criação de uma entidade representativa dos moradores, comerciantes e amigos da Baixa dos Sapateiros. Ela se comprometeu a promover audiência pública na Câmara, para reunir a comunidade local e representantes dos órgãos públicos responsáveis pelas soluções. E propôs a inclusão no calendário de festas da cidade da Semana do Samba, com programação em diferentes espaços, inclusive na Baixa dos Sapateiros, até o Dia do Samba.
Segundo a vereadora, uma das causas do esvaziamento do comércio local foi a redução drástica de linhas de ônibus. O empresário Antônio Silveira concordou com a deficiência do transporte coletivo e sugeriu que as linhas atuais voltem a circular até o Terminal da Barroquinha, em vez de subir a Ladeira de Santana.
Foto Divulgação