Uma notícia boa para os exportadores de produtos perecíveis vendidos para os EUA: o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, disse numa entrevista que o governo brasileiro vai comprar frutas, peixes e carnes.
Teixeira revelou que o governo pretende distribuir os produtos na merenda escolar, alimentação das Forças Armadas, hospitais, restaurantes universitários e nos programas de aquisição de alimentos para populações em insegurança alimentar.
“O governo vai estimular que estados e municípios possam adquirir esses produtos pelos programas públicos da alimentação escolar”, afirmou.
O ministro disse que está sendo feita a regulamentação para aquisição dos produtos ao passo que está buscando novos parceiros comerciais para o país.
Ele citou o caso das castanhas que têm novo mercado comprador: a Europa. Também mencionou o café, já a carne deve ser estocada por meio de congelamento até encontrar mercados substitutos.
Entretanto os produtos mais perecíveis como mel, açaí, uva e peixes serão absorvidos nos programas nacionais de compras públicas por meio de editais.
A medida visa proteger produtores e mitigar perdas para a cadeia produtiva e os produtos serão comercializados no preço do mercado interno.
Com informações Agência Brasil
Foto Seduc/AM / Agência Brasil