Dia do Estagiário: habilidades comportamentais ganham destaque no mercado

Você está visualizando atualmente Dia do Estagiário: habilidades comportamentais ganham destaque no mercado

As relações de trabalho estão em constante transformação, e o perfil do estagiário também mudou. Se antes ele desempenhava funções mais operacionais, hoje as empresas valorizam habilidades comportamentais como adaptação, resolução de problemas, resiliência e trabalho em equipe. Para marcar o Dia do Estagiário, em 18 de agosto, o coordenador do curso de Gestão de RH da Unijorge, Adriano Araújo, explica como os jovens podem aproveitar essa etapa para aplicar o aprendizado na prática e se destacar diante dos empregadores.

De acordo com Adriano, os recrutadores atualmente priorizam mais do que habilidades técnicas e procuram também talentos nas competências comportamentais. As chamadas soft skills, como pensamento crítico, comunicação, trabalho em equipe, criatividade, proatividade, relacionamento interpessoal, ganham cada vez mais espaço nas seleções. “Pesquisas indicam que essas habilidades têm papel fundamental para o sucesso profissional, muitas vezes sendo determinantes para o crescimento na carreira”, complementa o professor.

E para quem acha que deve esperar para começar a procurar estágio, Adriano orienta a busca pelo desenvolvimento profissional desde o primeiro semestre. Ele recomenda a participação em eventos institucionais e externos, envolvimento ativo nas atividades acadêmicas, frequentar oficinas voltadas ao aprimoramento de habilidades comportamentais e fazer networking. “O estudante deve assumir o papel de protagonista de sua trajetória profissional e deve planejar sua carreira de forma estratégica e contínua”, diz.

Quem busca uma vaga de estágio pode explorar diferentes caminhos, como a instituição de ensino, como a Unijorge, que oferece o suporte do Centro de Carreiras, além da orientação de docentes, empresas especializadas e redes sociais. Na hora de preparar o currículo, é importante destacar habilidades e experiências relevantes, incluindo aquelas adquiridas em atividades acadêmicas ou extracurriculares, mantendo-o conciso e alinhado à vaga desejada.

“O estágio permite ao estudante transformar em prática o conhecimento adquirido na sala de aula, além de desenvolver habilidades técnicas e comportamentais. Minha orientação é: dedique-se, trabalhe com empenho e aproveite as oportunidades profissionais desde o início da sua trajetória.”

Foto Freepik

Compartilhe:

Deixe um comentário