Impulsionada por mercados emergentes e mudanças na composição das frotas, a Boeing projeta uma demanda contínua por profissionais da aviação à medida que a frota comercial global se adapte às demandas dos viajantes. A Previsão para Pilotos e Técnicos 2025 (Pilot and Technician Outlook – PTO) da Boeing prevê que o setor precisará de cerca de 2,4 milhões de novos profissionais até 2044 para atender ao aumento do longo prazo das viagens aéreas.
A Boeing, que divulgou sua previsão anual de 20 anos durante a EAA AirVenture Oshkosh, afirma que as companhias aéreas precisamrão de contratações e treinamentos substanciais para sustentar a frota comercial global, incluindo: 660 mil pilotos, 710 mil técnicos de manutenção, 1 milhão de tripulantes de cabine.
“À medida que a demanda por tráfego aéreo comercial continua superando o crescimento econômico e a frota global se expande para atender a essa demanda, nossa indústria manterá a frota voando com segurança e eficiência, apoiando o desenvolvimento da força de trabalho para companhias aéreas em todo o mundo”, afirma Chris Broom, vice-presidente de Soluções de Treinamento Comercial da Boeing Global Services. “A indústria está investindo em tecnologias, incluindo realidade mista – uma combinação imersiva de ambientes físicos e digitais que aprimora o aprendizado prático e a consciência situacional. A Boeing está apoiando os clientes com produtos e serviços de treinamento em aviação digitalmente avançado para atender às suas necessidades. O alicerce de nossa abordagem permanece na metodologia de treinamento e avaliação baseada em competências, garantindo a excelência na formação em aviação.”
Segundo o PTO, a Boeing também projeta que, até 2044:
– Dois terços dos novos colaboradores serão para reposição devido à rotatividade, enquanto um terço apoiará o crescimento da frota comercial.
– A demanda por novos profissionais será impulsionada principalmente por aeronaves de corredor único.
– Como em anos anteriores, Eurásia, China e América do Norte continuam impulsionando a demanda por mais da metade dos novos profissionais da indústria.
– Sul e Sudeste Asiático são as regiões com crescimento mais rápido para novos funcionários, com uma demanda prevista para mais que triplicar em 20 anos.
Foto: Site Boeing