A Casa Branca, por meio da porta-voz Karoline Leavitt, rebateu a fala do presidente Lula em entrevista à CNN no qual dizia que o mandatário norte-americano, Donald Trump, “Foi eleito para governar os EUA, e não o mundo”. A porta-voz rebateu após ser questionada em uma coletiva de imprensa com jornalistas na Casa Branca. Ela disse que Trump é um líder forte e com influência global.
“O presidente certamente não está tentando ser o imperador do mundo. Ele é um presidente forte dos Estados Unidos da América e também é o líder do mundo livre. E vimos uma grande mudança em todo o globo por causa da liderança firme deste presidente”, disse Leavitt à imprensa. Ela comentou sobre a investigação comercial contra o Brasil solicitada por Trump alegando questões pertinentes às regulações digitais do Brasil e a problemas do país com a proteção à propriedade intelectual, consideradas prejudiciais às empresas norte-americanas de tecnologia e inovação.
Outro ponto citado foi o aumento do desmatamento ilegal e práticas ambientais que trazem desvantagem competitiva ao segmento agropecuário norte-americano. Ela encerrou dizendo que as medidas de Trump são voltadas ao interesse do povo americano.
Foto Gemini Google/IA