Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, morre aos 89 anos

Você está visualizando atualmente Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, morre aos 89 anos

O ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, faleceu aos 89 anos. Mujica passava por tratamentos paliativos após suspender o tratamento de um cancer de esôfago.

Em abril do ano passado Mujica anunciou publicamente que sofria de câncer de esôfago e estava passando por tratamento médico. Mujica também sofria da síndrome de Strauss, doença imunológica crônica que contribuiu para sua debilidade física, principalmente perante o tratamento.

Em janeiro deste ano Mujica anunciou que não seguiria mais o tratamento do cancer apos receber a notícia de que ele havia se espalhado, atingindo seu figado.

De ex-guerrilheiro a presidente

O legado de Mujica se inicia com sua luta contra a ditadura. Ex-guerrilheiro, ex-preso politico, militante de esquerda, respeitado inclusive pela oposição de seu país. Passou 14 anos em prisão, sendo torturado durante o regime militar do seu país.

Durante a redemocratização se elegeu a cargos publicos como senador quando finalmente chega à presidência do Uruguai entre 2010 a 2015. Ajudou a fortalecer a economia regional dando expoente ao Uruguai, principalmente em causas de defesa de direitos sociais.

Conhecido por sua vida simples, morava em um sitio nos arredores de Montevideu. Tinha um fusca ano 1987, que dirigia.

Jose Pepe Mujica era antes de tudo um icone da esquerda. O anúncio oficial de sua morte foi dado pelo atual presidente do uruguai, Yamandú Orsi, que admirava o estadista.

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, referência e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, disse Orsi em sua conta na rede social X

Foto : José Cruz/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário