A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) recebeu, nesta segunda-feira (12/05), representantes da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia) para discutir o plano de investimentos da companhia para os próximos anos. O encontro teve como objetivo alinhar ações de expansão da rede de gás natural com políticas públicas de qualificação profissional e geração de renda nas regiões contempladas.
O projeto de expansão contempla uma extensão total prevista de cerca de 2 mil quilômetros de gasoduto, partindo de obras já em andamento, como os 200 km em Vitória da Conquista. Um dos trechos prioritários sai de Itagibá até Brumado, passando por Jequié e Maracás áreas, com presença significativa de mineradoras que aguardam a chegada do gás para ampliar sua capacidade produtiva – o trecho completo terá cerca de 375 km e deve ser concluído até 2028.
O secretário da Setre, Augusto Vasconcelos, reconheceu que a Bahiagás tem trabalhado bastante pelo desafio de expandir as suas ações para o interior do estado e destacou a relevância estratégica da empresa para o desenvolvimento da Bahia.
Augusto citou o Programa Sudoeste, que tem levado gás canalizado para essa região dinâmica da economia baiana, e o programa de expansão para chegar em até 66 municípios, com a oferta da distribuição de gás e a apresentação desse serviço, que, para o secretário, é essencial à criação de polos industriais e ao desenvolvimento econômico.
“Para termos uma noção, até 2029, com os investimentos planejados de mais de 1,38 bilhão de reais nos próximos cinco anos, a Bahiagás pretende chegar a 2 mil quilômetros de gasoduto. É uma importante iniciativa, e o nosso governo tem trabalhado para que todo esse investimento se transforme também em geração de renda para as comunidades locais e oportunidades de trabalho para todas essas regiões.”, afirmou o titular da Setre.
Durante o encontro, o gerente de Planejamento Empresarial da Bahia Gás, Victor Paredes, apresentou o plano plurianual de investimentos da companhia e reafirmou o compromisso com a qualificação da força de trabalho baiana. “Estivemos aqui na Setre com o secretário, mostrando nosso plano plurianual de investimento, nosso plano diretor e nosso planejamento estratégico, e como isso pode também ajudar no crescimento da Secretaria do Trabalho”, pontuou.
Pelo plano da Bahiagás, 69 municípios já foram mapeados com base em critérios como porte industrial e potencial de consumo. Estudos de viabilidade também incluem a criação de corredores sustentáveis de GNV nas principais rodovias, permitindo o abastecimento de veículos pesados com gás, o que reduz custos logísticos e emissões de carbono.
A Bahia Gás estuda ainda a produção de biometano, aproveitando resíduos orgânicos e reduzindo o impacto ambiental de aterros sanitários, como o chorume no solo – a viabilidade comercial da iniciativa está em fase de análise. Além disso, será firmado um termo de cooperação entre a Setre e a Bahiagás, com apoio do SineBahia, para ofertar cursos de capacitação profissional voltados às novas demandas que surgirão com a interiorização do gás natural no estado.
Informações e foto Setre Ba