Faturamento da Black Friday registra crescimento de dois dígitos em 2024

Você está visualizando atualmente Faturamento da Black Friday registra crescimento de dois dígitos em 2024

Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas e referência em inteligência de dados para o varejo e a indústria, a Black Friday registrou crescimento de dois dígitos em relação a 2023. Esse avanço de 19,6% em relação ao ano anterior, foi impulsionado, principalmente, pelo pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário e pela proximidade com o Natal, que motivou muitos consumidores a anteciparem a compra de presentes ou itens para a ceia.

As vendas unitárias durante a semana de Black Friday foram as principais responsáveis pelo crescimento no faturamento de supermercados e atacarejos. Elas aumentaram 14%, enquanto os preços subiram 5%. Esse resultado contrasta com a tendência de 2024, onde o crescimento tem sido impulsionado pelo aumento de preços e pelo maior fluxo nas lojas.

Quando analisadas as cestas que mais contribuíram para o crescimento do faturamento, temos mercearia básica e bebidas nos supermercados, com aumento de 25,4% e 21,9% respectivamente. No atacarejos, essas duas categorias também se destacam com acréscimo de 22,2% e 20,2%.

Em mercearia básica, as categorias que mais contribuíram para o faturamento na semana da Black Friday foram óleo (72,8%) e café (63,5%). Dentro da mercearia, o destaque foi o azeite (41,5%), enquanto em perecíveis, os líderes foram padaria sazonal – panetone (37,5%) e frango in natura (32,5%). Já em perfumaria, eletro e limpeza, as que mais contribuíram foram em kits capilares – shampoo e condicionador (46,4%), eletroeletrônicos de uso pessoal (31,5%) e inseticidas (67,6%).

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Compartilhe:

Deixe um comentário