Segundo dados da Scanntech, plataforma de soluções tecnológicas e referência em inteligência de dados para o varejo e a indústria, a Black Friday registrou crescimento de dois dígitos em relação a 2023. Esse avanço de 19,6% em relação ao ano anterior, foi impulsionado, principalmente, pelo pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário e pela proximidade com o Natal, que motivou muitos consumidores a anteciparem a compra de presentes ou itens para a ceia.
As vendas unitárias durante a semana de Black Friday foram as principais responsáveis pelo crescimento no faturamento de supermercados e atacarejos. Elas aumentaram 14%, enquanto os preços subiram 5%. Esse resultado contrasta com a tendência de 2024, onde o crescimento tem sido impulsionado pelo aumento de preços e pelo maior fluxo nas lojas.
Quando analisadas as cestas que mais contribuíram para o crescimento do faturamento, temos mercearia básica e bebidas nos supermercados, com aumento de 25,4% e 21,9% respectivamente. No atacarejos, essas duas categorias também se destacam com acréscimo de 22,2% e 20,2%.
Em mercearia básica, as categorias que mais contribuíram para o faturamento na semana da Black Friday foram óleo (72,8%) e café (63,5%). Dentro da mercearia, o destaque foi o azeite (41,5%), enquanto em perecíveis, os líderes foram padaria sazonal – panetone (37,5%) e frango in natura (32,5%). Já em perfumaria, eletro e limpeza, as que mais contribuíram foram em kits capilares – shampoo e condicionador (46,4%), eletroeletrônicos de uso pessoal (31,5%) e inseticidas (67,6%).
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil