O novo mandatário norte-americano, Donald Trump, mandou um recado curto e grosso pelo X (ex-Twitter) aos países do BRICS em relação a tentativa de criação de nova moeda rivalizando com o dólar.
Trump, que vai assumir a Casa Branca em 2025, ainda aguarda a finalização da burocracia do processo eleitoral norte-americano. A expectativa é que o novo presidente, conhecido por ser grande negociador, influencie no cenário internacional como a Guerra Rússia-Ucrânia e de Israel e Hammas.
Antes de sentar na cadeira presidencial ele já está prometendo. O post sobre o Brics virou uma das postagens mais comentadas na rede social de Elon Musk.
“A ideia de que os países BRICS estão tentando se afastar do dólar enquanto nós ficamos parados e assistimos ACABOU. Exigimos um compromisso desses países de que eles não criarão uma nova moeda BRICS, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem encontrar outro “otário!” Não há chance de que os BRICS substituam o dólar americano no comércio internacional e qualquer país que tente deve acenar adeus à América”, diz o post de Trump em sua conta oficial.
Em resposta a conta oficial do BRICS no X rebateu dizendo que os EUA não podem mais dominar o mundo.
Recentemente o BRICS sob a presidência da Russia aceitou novos membros: Etiópia, Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Irã. A China cada dia ganha mais peso como segunda maior economia mundial. As transações com terceiros países seguem feitas em dolar e com isso ocorre impactos para a China que t sua economia refém do dólar.
Parece que este é mais um round numa novela que ainda deve render mais assuntos à medida que o BRICS se afasta como bloco econômico e se torna cada vez mais um bloco político.
Foto :Site institucional donaldjtrump.com