Economia no país cresce 2,5%

Você está visualizando atualmente Economia no país cresce 2,5%

A economia brasileira cresceu 2,5% no primeiro trimestre, segundo o IBGE, quando comparado com o mesmo período de 2023. Em relação ao último trimestre de 2023, o Produto Interno Bruto apresentou alta de 0,8%.

No acumulado de 12 meses, o crescimento atingiu 2,5%. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (4), pelo IBGE e, em valores correntes, o PIB chega a R$ 2,7 trilhões de reais.

Setores

Os setores –  indústria e serviços cresceram 2,8% e 3% respectivamente, na comparação com o mesmo período de 2023. Porém a agropecuária foi o único setor que teve queda de 3%.

Os fatores climáticos, especialmente o El Niño, com aquecimento das águas do oceano Pacífico, trouxe impactos no setor. A queda da agropecuária em produções como soja (- 2,4%), milho (- 11,7%), fumo (- 9,6%), e mandioca (- 2,2%).

O crescimento da indústria foi motivado pelas indústrias extrativas (5,9%), com alta na extração de petróleo e gás e minério de ferro. Destaque também na atividade de eletricidade e gás, água, esgoto, atividades de gestão de resíduos (4,6%), especialmente para o consumo residencial.

As exportações cresceram 6,5%; enquanto as importações, 10,2%. No primeiro trimestre de 2024, a taxa de investimento foi de 16,9% do PIB, abaixo dos 17,1% registrados no primeiro trimestre de 2023.

O setor de serviços puxou a variação positiva, com alta de 1,4% e destaque para o comércio varejista e os serviços pessoais, ligados ao crescimento do consumo das famílias, a atividade de internet e desenvolvimento de sistemas, devido ao aumento dos investimentos e os serviços profissionais, apontou o IBGE.




Rio Grande do Sul
Os dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE ainda não levam em conta os efeitos da tragédia climática causada pelas chuvas de abril e maio no Rio Grande do Sul.

Foto: joelfotos/Pixabay

Compartilhe:

Deixe um comentário