O Prêmio CNA Brasil Artesanal está com inscrições abertas para a edição de Cafés Especiais Torrados. O concurso é voltado para produtores rurais de todo o Brasil que industrializam e comercializam o produto. As inscrições podem ser feitas no site do Sistema CNA/Senar até o dia 23 de abril em duas categorias: arábica e canephora.
A primeira edição do prêmio de 2024 é realizada pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em parceria com a ABIC e a empresa Helga Andrade, especialista em cafés, e conta com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O objetivo do prêmio é reconhecer a qualidade da produção e valorizar cafeicultores de todo o país.
O edital do prêmio prevê alguns critérios que devem ser cumpridos simultaneamente, em relação aos volumes de produção agrícola e de industrialização do grão. Para se inscrever na categoria arábica, o volume total anual de produção de café beneficiado em grãos crus dos produtores deve ser de até 3 mil sacas de 60kg. Para o canephora, a produção deve ser de até 4,5 mil sacas de 60kg.
Já o volume de produção industrializada, ou seja, do café torrado, para as duas categorias, deverá ser de até 20 sacas de 60kg/mês, totalizando no máximo 240 sacas de 60 kg/ano.
Os produtos devem se enquadrar no estilo de cafés especiais, segundo o Protocolo Brasileiro de Avaliação Sensorial de Café Torrado, metodologia adotada pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). De acordo com a assessora técnica da Comissão Nacional do Café da CNA, Raquel Miranda, o concurso vai avaliar alguns critérios específicos como alta doçura, excelente qualidade de acidez, baixo amargor, aromas intensos com notas frutadas, florais, especiarias, baunilha e até levemente alcoólico.
De acordo com o regulamento do concurso, os produtores inscritos devem enviar amostras dos cafés, via Correios ou empresa transportadora, até o dia 23 de abril. O produto deve ser enviado em embalagem hermética, própria para acondicionamento de alimentos, sendo que todas as unidades devem ser do mesmo peso, lote, datas de validade e fabricação.
Etapas
As amostras enviadas pelos produtores serão analisadas no júri técnico, primeira etapa de avaliação do concurso que selecionará dez produtos, cinco de cada categoria. Em seguida, os produtos selecionados participam da fase do júri popular, onde ocorre a degustação por consumidores finais. A última etapa será a avaliação das histórias dos produtores rurais.
Os dez produtos selecionados, cinco em cada categoria, vão receber certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros vão receber também o Selo de Participação Ouro, Prata e Bronze.
A premiação é uma iniciativa do Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA para valorizar os pequenos e médios produtores rurais, com foco na profissionalização da atividade e na agregação de valor dos alimentos que produzem.