O setor de beleza se tornou um grande alavancador de formalização de autônomos em microempreendedores. Para sebter ideia do peso desse segmento o ano passado encerrou com mais de 180 mil novos microempreendedores individuais (MEI) registrados neste setor.
São cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures, entre outras atividades do ramo. E o Sebrae, por meio de um levantamento tomando com base nos dados da Receita Federal, identificou que, por dia, foram 500 novos profissionais formalizados em 2023.
A formalização através do MEI tem sido lider no ranking de pequenos negócios. Dos 3,76 milhões de novos pequenos negócios criados no país, aproximadamente 2,90 milhões (77%) eram microempreendedores individuais. O segmento com maior participação de MEI foi o de Serviços. No ano passado 1,65 milhões de MEI foram de atividades deste segmento.
Pós pandemia
O ano de 2022, oportunizou a criação de 190 mil negócios no segmento de beleza que ocupa o segundo lugar em volume de novos registros de CNPJs, ficando atrás apenas das atividades de promoção de vendas (demonstração de produtos em pontos de venda; serviços de distribuição de folhetos e material promocional, entre outros), que teve 181.698 novos registros de MEI.
Foto kinkates/Pixabay