Os analista do mercado projetam, em primeira previsão do ano, uma inflação acumulada de 3,91% em 2024 e uma expansão do PIB em 1,52%. Os dados estão presentes no boletim Focus, revelado pelo Banco Central nesta terça-feira (2).
Como os dados de 2023 não estão fechados, os economistas seguem fazendo prognósticos para o total do ano passado. Nesta semana, a inflação oficial pernaneceu estimada em 4,46% enquanto a expectativa do PIB do ano passado ficou em 2,92%.
Os analistas das principais instituições financeiras esperam que o dólar se mantenha em R$ 5 durante este ano, já na taxa básica Selic a expectativa é de redução dos atuais 11,75% para 9% ao ano.
Posse
Os economistas Paulo Picchetti e Rodrigo Alves Teixeira assumem nesta terça-feira as diretorias de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos e de Administração. Os novos dirigentes, indicados após o fim do mandato dos antecessores, mudam a composição do Comitê de Política Monetária (Copom), que fixa a Selic. O próximo encontro acontece nos dias 30 e 31 deste mês. Com informações da Agência Brasil e do Infomoney.
Foto Marcello Casal Junior/ Agência Brasil
