Com a presença do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, do Secretário Estadual da Agricultura, Wallison Tum e representantes do Banco do Brasil, foram assinados contratos de empréstimos a grandes produtores de frutas do norte da Bahia, no âmbito do Plano Safra 2023/24. O ato ocorreu em Juazeiro, no Vale do São Francisco
A ampliação das linhas de crédito voltadas ao agronegócio tem sido uma das bandeiras defendidas pelo secretário Tum. “Venho dialogando com os bancos para que haja maior oferta de crédito e com melhores condições, considerando as especificidades de cada setor. Por isso, fizemos questão de convidar os representantes do Banco do Brasil, da Desenbahia, da Caixa e do Banco do Nordeste para que conhecessem a cadeia da fruticultura do Vale do São Francisco para, assim, buscarmos soluções que atendam a essa área”.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) anunciou uma medida de grande relevância através da portaria nº 26/2023, publicada no Diário Oficial do Estado, a pasta ativou às Câmaras Setoriais, um instrumento estratégico projetado para catalisar a integração e o desenvolvimento de diversos segmentos produtivos ligados à agropecuária no estado baiano.
As Câmaras Setoriais têm como missão criar um ambiente propício para o diálogo e a articulação entre o governo, consumidores, instituições, sociedade civil e empresas que compõem as diversas cadeias produtivas. A ferramenta surge como pilar de inteligência para o setor agropecuário, projetadas para ouvir e resolver demandas, elaborar projetos, articular de maneira eficaz as principais ações dos setores produtivos, além de buscar soluções para os desafios que permeiam o agronegócio.
Wallison Tum, titular da Seagri, ressalta a magnitude dessa iniciativa, enfatizando que a sinergia entre os diversos atores do setor agropecuário da Bahia trará benefícios tangíveis para toda a cadeia produtiva. “As Câmaras Setoriais representam um canal direto para identificar e resolver problemas, propor políticas públicas e promover o desenvolvimento sustentável do estado da Bahia”, sublinhou.
Texto e fotos: Ascom/Seagri