Uma pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – Retratos da Sociedade Brasileira: Percepções sobre a Regulamentação – mostra que 58% dos brasileiros apresentam dificuldade para localizar as normas ou regras que devem cumprir. Já 35% dos entrevistados responderam não conseguir encontrá-las.
Os fatores de idade e escolaridade são os que mais impactam nesse processo. Quanto maior o grau de instrução, mais fácil é a capacidade de localizar as regras. A idade também influencia: jovens entre 16 e 24 anos apresentam uma taxa de sucesso de 72% na localização dessas normas, enquanto, entre aqueles com 65 anos ou mais, esse índice cai para 56%. Além disso, tanto a idade quanto a escolaridade são fatores importantes para a compreensão das normas e regras. Em média, seis em cada dez brasileiros entendem o que deve ser cumprido.
Outro dado relevante da pesquisa revela baixo grau de envolvimento da população na formulação de normas: 56% dos brasileiros nunca participaram do processo de elaboração ou aplicação das normas do país. Entre os que participaram, 55% apontaram dificuldades no processo. De todos os entrevistados, aqueles com maior escolaridade responderam já ter participado e consideraram fácil a elaboração de regras e normas.
Para o superintendente de Política Industrial da CNI, Fabrício Silveira, inovação e a tecnologia são essenciais para superar essas barreiras, simplificando o acesso e a compreensão para todas as idades.
“O Brasil Participativo é um excelente exemplo: a plataforma digital do governo federal permite que qualquer pessoa com cadastro no gov.br contribua diretamente na criação e aperfeiçoamento de políticas públicas, por exemplo. Isso amplia o acesso, promove inclusão, diversidade de opiniões e fortalece a democracia, tornando os processos mais ágeis e acessíveis para que a sociedade não só localize, mas também compreenda e molde as normas que impactam suas vidas”, ressalta Silveira.
Foto Iano Andrade/CNI